terça-feira, 22 de abril de 2008

Quem não precisa de um bom cafézinho de manhã...hein?

O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína.


As origens do café
Corre uma lenda sobre as origens do café. Conta que, no século III d. C., um pastor de cabras, chamado Kaldi, certa noite ficou ansioso quando as suas cabras não retornaram ao rebanho. Quando saiu para procurá-las, encontrou-as a saltitar próximo de um arbusto cujos frutos estavam mastigando e que obviamente foi o que lhes deu a estranha energia que Kaldi nunca vira antes. Segundo a lenda ele mesmo experimentou os frutos e descobriu que o enchiam de energia, como aconteceu com o seu rebanho. Kaldi evidentemente levou essa maravilhosa "dádiva divina" ao mosteiro local, mas as reações não foram favoráveis e ele ateou fogo aos frutos, que diziam serem "obra do demónio". O aroma exalado pelos frutos torrados nas chamas atraiu todos os monges para descobrir o que causava aquele maravilhoso perfume e os grãos de café foram recolhidos das cinzas. O abade mudou de ideias, e sugeriu que os grãos fossem esmagados em água para ver que tipo de infusão originavam, e os monges logo descobriram que o preparado os mantinha acordados durante as rezas e períodos de meditação. Notícias dos maravilhosos poderes da bebida espalharam-se de uma comunidade a outra e, assim, aos poucos espalharam-se por todo mundo.



O café é um produto natural e não causa doenças em pessoas saudáveis quando consumido de forma diária e moderada.

Dependência
O café não causa vício, mas sim um hábito saudável, como o exercício.
Excesso
Café e cafeína não possuem riscos em doses moderadas.
Depressão e Suicídio
Pesquisas modernas mostram que o consumo de café pode diminuir o risco de depressão e suicídio.
Alcoolismo e Drogas
O café forma durante a torra adequada produtos que ajudam a inibir o desejo de consumir álcool e drogas ilegais.
Diabetes
Estudos modernos mostram que o consumo regular de café protege contra o surgimento da diabetes do adulto (Tipo II).
Cancro
O café possui substâncias anticancerígenas como polifenóis antioxidantes e o cafestol.
Crianças
Café com leite é uma bebida natural adequada para crianças.
Doenças Neurogegenerativas
O consumo moderado e regular de café parece proteger contra doenças degenerativas como o parkinson.
Coração
Ao contrário do que se pensava, o consumo moderado de café pode fazer bem ao coração.
Sistema Digestivo
O café não causa úlcera ou gastrite, mas deve ser evitado por pessoas que possuem estas doenças, assim como os refrigerantes, chá, bebidas quentes e gasosas.
Sistema Respiratório
O café não faz mal aos pulmões, embora seja frequentemente associado ao tabaco, uma planta perigosa para a saúde humana.
Obesidade
O café sem açucar é uma bebida sem calorias e não causa obesidade, podendo mesmo ajudar a combater este problema mundial.
Sistema Músculo-Esquelético
O consumo moderado de café não interfere na absorção do cálcio e não causa osteoporose.
Gestação
O café , principalmente com leite, pode ser consumido com moderação pela gestante pois não causa aborto nem mal-formações fetais.

Descobertas científicas recentes caracterizaram que o popular hábito de tomar café é um meio eficaz , barato e agradável de combater diversos problemas de saúde.
Esqueçam a cara feia que o café sempre trouxe consigo. O café faz bem á saúde! Actualmente, a Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 2 a 3 cafés por dia. Este estimulante acelera o nosso metabolismo, constituindo um hábito saudável para quem não pode fazer exercicio físico.


Fontes:

1 comentário:

Catarina Silva & Diana Mota disse...

Visitem o nosso post sobre a cafeína! Informações complementares, embora algumas também controversas...