terça-feira, 29 de abril de 2008

O Verdadeiro Brigadeiro

Brigadeiro ou negrinho é um doce de origem brasileira, criado provavelmente na década de 40 do século XX. É, talvez, dos doces mais conhecidos do Brasil.
Os ingredientes base do brigadeiro são o leite condensado, chocolate em pó e manteiga.

O nome do doce é uma homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes (brigadeiro é uma patente militar da Força Aérea, que designa a patente mais alta daquela Força, equivalente à patente de General no Exército).
Em 1946 e 1950, o militar candidatou-se à presidência da República pela UDN. Devido à sua boa aparência, este candidato conquistou um grupo de fãs de um bairro de São Paulo, que começou a organizar festas para promover a sua candidatura. Numa destas ocasiões, criaram o doce a que deram o nome de brigadeiro. Apesar do apoio recebido, o Brigadeiro Eduardo Gomes não conseguiu ganhar as eleições...


Para se deliciarem um pouco mais com o nosso blog, aqui fica a receita do brigadeiro original do Brasil!!!

É uma receita fácil, simples, rápida e, acima de tudo, muito deliciosa!!

Ingredientes

• 1 lata de leite condensado
• chocolate em pó a gosto
• chocolate granulado
• 1 gema de ovo
• ½ colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparação

Numa panela coloque todos os ingredientes e misture, até ficar homogéneo. Leva-se ao lume, sem para de mexer, durante cerca de 10 minutos. Deixa-se arrefecer e quando frio, unte as mãos com um pouco de manteiga e faça bolinhas pequenas. Depois é só passar as bolinhas pelo chocolate granulado e temos assim os fabulosos brigadeiros.

2 comentários:

AnaIsabelBrito AnaRitaMoreira disse...

Os brigadeiros são uma verdadeira delícia!

Ninguém lhes resiste..

Batataz disse...

Hum que Gostoso!