terça-feira, 29 de abril de 2008

Água que não é Água...



Hoje em dia parece-nos muito comum chegar a um café ou esplanada e pedir uma água om sabor de limão, morango, maçã, maracujá e todos os frutos possíveis e imaginários.

No entanto, esquecemo-nos que não estamos de facto a consumir mesmo água!!

Na verdade quando compramos uma água com sabor, não estamos a comprar água porque uma das características da água é ser insípida e uma outra é não ter calorias.

Ora estas "águas", embora poucas, contêm calorias. No entanto, como se vendem como água, levam a crer que não.

Algumas águas contêm ainda conservantes que podem ser responsáveis por reacções de hipersensibilidade, como é o caso dos sorbatos e dos benzoatos. Os efeitos conhecidos destes últimos são mais adversos, pelo que estão estabelecidas doses diárias admissíveis mais reduzidas para os mesmos. Tendo em conta que podem aparecer em muitos outros alimentos (produtos à base de peixe e ovos, de confeitaria, saladas preparadas), será fácil ultrapassar estes limites, especialmente se forem crianças.

Fica aqui o conselho de quem já começou a aprender algumas coisinhas sobre nutrição... prefiram a verdadeira água mineral!!!

2 comentários:

Ana Margarida Martins Fraga | Ana Rita Viana Granchinho Bispo | Cristiana Gonçalves Martins disse...

Muito Obrigado Pelo Conselho :) É certo que nos deixamos todos os dias envolver pelas publicidades enganosas e, tal como citam, é sempre bom chegar a uma esplanada e pedir uma água com sabor ;) No entanto, somos enganados e, como futuros nutricionistas e defensores de uma alimentação saudável e equilibrada, temos de ser os primeiros a dar o exemplo ;) Obrigada pela dica e continuem os as vossas deliciosas notícias (:

Ricardo Pinto / Maria João Silva 1P3 disse...

Aqui está uma noticia bem pertinente! xD hoje em dia há "água" com sabor a tudo e que fazem também perder peso.!xD o que as pessoas se esquecem é que a água não tem sabor a nada, a não ser a água!lool eu pergunto-me se isto será mesmo água ou antes um sumo disfarçado!! xD e têm toda a razão quando tocam na questão das calorias que esta suposta água contém...!