terça-feira, 29 de abril de 2008

Dieta das Cores

E cá está mais uma!!!

Esta é a dieta das cores, que consiste na separação dos alimentos pelas suas cores, que revelam as propriedades destes.

De acordo com esta dieta, as cores dos alimentos estão relacionadas com substâncias importantes para o organismo e quanto mais colorida for a refeição, maior a diversidade de nutrientes e melhor o seu valor nutricional. Para quem segue esta dieta a variedade é a palavra chave e, supostamente, uma refeição colorida pode ser mais do que atraente...

Ou seja, quanto mais colorido for o prato, mais nutrientes estaremos a fornecer ao organismo.
A dica é comer diariamente um prato de salada e frutas com cores variadas. Para uma alimentação equilibrada, é necessário o consumo de hidratos de carbono (pão, arroz, batata, massa), proteínas (carnes, ovos, leite e derivados e algumas leguminosas como a soja) e as vitaminas e minerais presentes nas frutas e hortaliças.

Agora vamos ao significado das cores...

  • Laranja/Amarelo - Vegetais e frutas cor-de-laranja são ricos em betacaroteno, um antioxidante natural que fortalece o sistema imunitário. O grupo amarelo contém as vitaminas antioxidantes C e E, Ácido Fólico, uma vitamina do Complexo B que previne deficiencias neurológicas em recém nascidos e reduz os riscos de doenças cardiovasculares.Entres estes frutos e legumes encontram-se o mamão, damasco, laranja, nêspera, maracujá, melão amarelo, abacaxi, batata, tomate ou o pimento.
  • Vermelho - O licopeno é o pigmento que confere a cor vermelha ao tomate, goiaba vermelha e melância. Está presente também no mamão e no damasco. Tem um grande poder antioxidante e está relacionado a prevenção de doenças cardiovasculares e diversos tipos de cancros, inclusivé o de próstata.
  • Verde - A cor verde pode ser relacionada com a presença dos carotenóides luteína e zeaxantina, encontrados no espinafre, bróculos, couve flor, couve manteiga, couve de bruxelas, repolho, mostarda, pimentão, kiwi e outros. A luteína e zeaxantina têm sido estudadas pela capacidade de fortalecer a retina dos olhos, evitando, assim, possíveis danos a este nível. Os alimentos de cor verde também asseguram a presença na dieta de ácido fólico, fibras e minerais essenciais.
  • Azul/Roxo - A antocianina é um pigmento antioxidante responsável pela coloração preta, vermelha, púrpura e azulada de vários frutos e vegetais, e tem sido associada à redução da oxidação do colesterol (LDL), prevenção da agregação plaquetária, do cancro e de infecções urinárias. Está presente na berinjela, repolho roxo, amora, cereja, nectarina, uva rosada ou framboesa.
  • Branco - São os vegetais da família da cebola, incluindo o alho, a cebolinha ou o alho françês. Contêm um fitoquímico, que é a alicina, que tem sido associado à redução do colesterol, da pressão sanguínea e à capacidade de combater infecções.
  • Castanho - Neste grupo estão os frutos oleaginosos (castanhas, nozes, amêndoas, avelãs e sementes). Apesar da elevada quantidade de gorduras, estas são em sua maioria (75%) de óptima qualidade: ácido oleico (gordura monoinsaturada) e ácido linoleico (gordura polinsaturada). O grupo castanho contém ainda fibras insolúveis, minerais como selénio, zinco, cálcio, ferro, magnésio, cobre, potássio, Vitaminas E, B1, B2, B6, niacina, ácido fólico e proteínas (cerca de 20%).

1 comentário:

Catarina Silva & Diana Mota disse...

Uma verdadeira alimentação "arco-íris"!
É importante realçar que a apresentação de pratos originais e coloridos são uma boa forma para influenciar as crianças a ingerir uma maior quantidade de frutos e legumes. Tudo depende da vontade dos pais em instruir os seus filhos com bons hábitos alimentares.